logo - O Melhor Profissional


Exemplos de buscas eficientes: Pizzaria em Natal ou Pousada em Macaíba


A Profissão de Pedreiro.




A Profissão de Pedreiro.

 

A profissão de pedreiro é uma das mais antigas. No mundo árabe, recebia o nome de “alvanel” a pessoa que erguia paredes de alvenaria com pedras, tijolos ou outros materiais.

 

O nome pedreiro teve sua origem do latim petrarium, ou seja, relativo às pedras.

 

O Brasil recebeu desde o período de sua colonização, diversos pedreiros que, vindos da Europa, trouxeram técnicas de construção com um conhecimento desenvolvido ao longo dos anos.

 

As técnicas tiveram que ser adaptadas aos materiais existentes e às condições características de cada região. Como é o caso de algumas regiões do Nordeste, que têm como característica utilizar adicionado em suas argamassas de assentamento e revestimento, um componente argilo mineral do tipo saibro que favorece a plasticidade destes elementos.

 

Um pedreiro apesar de desempenhar funções básicas em uma obra, necessita também ter conhecimentos de alguns aspectos importantes da construção, como saber consultar plantas, saber realizar marcações em um terreno de uma obra, além de procurar possuir um conhecimento dos tipos de materiais e equipamentos disponíveis para o seu trabalho.

 

Da mesma forma que os carpinteiros e marceneiros, os pedreiros antigamente estavam organizados em uma “confraria”, pelo menos desde a segunda metade do século XVII.

 

Esta instituição seguia o modelo das organizações de ofícios medievais europeias, embora adaptada à realidade colonial cheia de restrições, já que possuía uma vertente religiosa enquanto “irmandade” para subsistir (ARRUDA, 2010).

 

Os pedreiros e os demais oficiais da construção, considerados geralmente como pertencentes a um patamar baixo na hierarquia social colonial, eram denominados “mecânicos”, que, no seu sentido mais antigo, significava “artesão” ou aquele que trabalhava com as mãos.

 

Na atualidade, o profissional pedreiro está inserido em um mercado de trabalho mais consolidado do que acontecia antigamente. Este mercado que lhe fornece a possibilidade de executar novas técnicas exige que seu conhecimento seja mais aprofundado e atualizado quanto a alguns aspectos essenciais, como:

saber ler e interpretar um projeto, entender especificações técnicas relacionadas com alguns tipos de alvenarias e ter noções do controle de qualidade de seu serviço na obra.

 

Apesar de ainda nos dias de hoje o pedreiro não possuir grande destaque na hierarquia de uma obra, é um oficial que é muito respeitado tendo até recebido homenagens de governantes.

 

O então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira ergueu um monumento em Brasília dedicado aos pedreiros que construíram a capital brasileira (ARRUDA, 2010).

 

Gostou desse conteúdo?

 

O site melhor profissional liberal é uma plataforma de serviços confiável destinada aos melhores profissionais que anunciam seus serviços,

e os clientes que possuem alguma necessidade os encontram aqui.

 

#Pedreiro

#Eletricista

#Gesseiro

#Azulegista

#Vidraceiro

#ConstruçãoCivil

#Marceneiro

#Pintor

#Arquiteto

#Engenheiro

#Advogado

#Mecânico

#Encanador

 

http://omelhorprofissional.com.br/

 

Acesse nosso site e anúncie!

NAVEGUE POR CATEGORIA

 

BANNER'S

 

EMPRESAS EM DESTAQUE

 

 

PARCEIROS

 



Siga-nos no Facebook


ACM Marketing Digital - Agência de Marketing Digital